Projetos

PAV- Projeto Alternativas à Violência

O Projeto Alternativas à Violência PAV é um programa de oficinas de 20 horas cada (Básica, Avançada e Formação de novos facilitadores). Cada participante através de exercícios de afirmação, jogos animados destinados a construir comunidade, sóciodramas de situações de conflito, e a prática de técnicas simples para uma comunicação efetiva e afetiva, poderão verificar as causas da violência e procurar ações alternativas a elas, desenvolvendo a auto-estima, autoconfiança, a solidariedade e cooperação.

Criado em 1975 pelos Quakers, em Nova Iorque, hoje está presente em mais de 30 países, no Brasil desde o ano de 2000. Apresenta como guias básicas: procure em si e nos outros o positivo e afirme-o, procure não debochar de qualquer pessoa e nem mesmo de você, ouça com cuidado e atenção o que cada pessoa tem a dizer, ninguém muda ninguém, somente você é capaz de mudar a si mesmo(a).

A filosofia central do PAV é o Poder Transformador. É a aceitação de que existe um poder que é capaz de transformar situações e comportamentos violentos e destrutivos em experiências libertadoras, construtivas e cooperativas. Está presente em cada um de nós e entre nós para sermos construtores da paz onde estivermos.

    • Oficina Básica: focaliza na construção de uma comunidade de confiança entre pessoas que então trabalham as habilidades básicas de resolução de conflitos.

    • Oficina Avançada: examina as causas subjacentes da violência (poder, raiva, medo) e focaliza um tema escolhido pelos participantes.

    • Oficina Formação de Facilitadores: aprender a trabalhar como parte de uma equipe de liderança, aprender a dar e receber feedback, desenvolver autoconfiança como líder e aprender a facilitar facilitando.

    • A quem se dirige: a toda e qualquer pessoa que busca alternativas a violência!

AAP - Ajude a Aumentar a Paz

“AAP é a respeito de tornar as pessoas conscientes de que elas podem fazer escolhas”. (facilitadora de AAP)

AAP (Ajude a Aumentar a Paz) é um programa do American Friends Service Committee, que ensina abordagens não-violentas na resolução de conflitos e na transformação social. Através de oficinas de três dias, e de atividades de manutenção, os/as participantes constroem habilidades para resolver conflitos sem violência; analisam o efeito das injustiças sociais nas suas vidas e nas vidas de outras pessoas. E trabalham na tomada de ações para mudanças positivas, não-violentas, pessoais e sociais.

As três oficinas de AAP – Básico, Avançado e Treinamento para Facilitadores – objetivam aumentar os níveis de desenvolvimento de habilidades. Os/as participantes têm a oportunidade de terminar essas séries e tornarem-se eles próprios facilitadores de AAP.

Todas as oficinas de AAP utilizam atividades participatórias e discussões, para ajudar os participantes a construir comunidade, desenvolver habilidades interpessoais, analisar as forças sociais que contribuem para a violência, e visualizar os passos que possam levar a um mundo mais justo. As atividades dentro da rede de trabalho AAP ajudam os participantes a moverem-se da visualização de mudanças pessoais e sociais, para a tomada de ação rumo às mudanças.

Projeto ArtePaz ( Clique aqui e conheça! )